Pronúncia em inglês

Dicas de como falar inglês!


No nosso Instagram, recebemos queixas diárias a respeito da dificuldade em pronunciar as palavras da língua inglesa. Você sabe porque isso acontece? Vamos te explicar e te dar dicas pra sair dessa situação!

 

Quando somos pequenos, antes de começarmos a falar, nós escutamos muito!! Normalmente, uma criança começará a falar a partir de 1 ano de vida. O que isso tem a ver com melhorar a pronúncia na língua inglesa? TUDO! antes de falarmos precisamos ouvir muito, milhões de vezes! ou seja, precisamos praticar o nosso "listening".

Além disso, precisamos saber que em diferentes idiomas há diferentes sons que são reproduzidos por diferentes músculos da nossa face, como por exemplo, em português temos os sons chamados "nasais" presentes na palavra "mãe". Entretanto, na língua inglesa esse som não existe e por esse motivo os estrangeiros tem grandes dificuldades em reproduzir, pois não estão acostumados a utilizar esses determinados músculos. Essa situação também acontece com nós, brasileiros, quando começando a falar em inglês, nossos músculos faciais não estão acostumados a reproduzir o som do "th" por exemplo. Então você precisa ter a consciência que as dificuldades são normais, que não é por você ser menos capaz, é simplesmente por uma questão de "hábito anatômico".

Voltando ao assunto das crianças, quando elas estão aprendendo a falar, elas repetem MUITAS vezes a mesma palavra. Elas não começam falando "água" perfeitamente, elas treinam muito e erram muitas vezes, até que um dia conseguem. Com nós, é a mesma coisa! não será na primeira vez, as vezes nem na vigésima vez, pois precisamos praticar muito, repetindo e repetindo! Então, não se culpe por errar, é só assim que você irá aprender.


 

Na prática, o que devo fazer?


  • Listening: sim, você terá que praticar o seu listening. Como? ouvindo em inglês, através de músicas, vídeos, podcast, filmes, séries, áudios, tudo o que for possível!

  • Anotar o som das palavras: quando você ouvir uma palavra em inglês, escreva da forma como você entendeu a pronúncia da palavra. Exemplo: Yellow /iélou/, essa ação vai facilitar a memorização da pronúncia.

  • Buscar a pronúncia correta: pesquise qual a forma correta de falar aquela palavra, veja vídeos de como deve estar a posição da sua língua na hora de reproduzir determinado som, etc.

  • Treinar: treinar muitas vezes! fale sozinho pela casa, fale na frente do espelho, grave áudio de você falando...fale.

  • Repetir o processo até se sentir seguro!


Aonde devo buscar a pronúncia correta?


Felizmente, há diversas opções! O próprio Google fornece a pronúncia das palavras em inglês americano e britânico, em velocidade normal e lenta e mostra vídeos de como você deve mover os músculos da boca. Basta digitar no Google "pronúncia de xxxx":


Como-Testar-Pronuncia-Em-Ingles-Google
Print de como testar a pronúncia em inglês no Google

 

Outras opções que indicamos:

  • Cambridge Dictionary;

  • Forvo dicionário específico de pronúncia, no qual você terá acesso a áudios gravados por pessoas de diferentes nacionalidades e diferentes regiões de um mesmo país, ou seja, terá a possibilidade de ouvir diversos sotaques.


Testando-Pronuncia-Em-Ingles-Forvo
Print de como testar a pronúncia em inglês no Forvo


12 visualizações

Que bom ver você por aqui!

Compartilhamos dicas de gramática, vocabulário, aplicativos, músicas e muito mais para ajudar você a aprender inglês sozinho. Conteúdo diário no Instagram :)

Quer aprender inglês sozinho?

Com o nosso curso "Saiba por onde começar" você aprender técnicas e estratégias para potencializar seus estudos e aprender inglês sem sair de casa

Mockups Curso.png